Arquivo diários:5 de abril de 2018

Principais fatores que influenciam na produtividade de uma obra estrutural.

Motivar a equipe pode ser estrategicamente positivo para o andamento da obra
Créditos: Shutterstock

Materiais de construção, equipamentos, mão de obra e gerenciamento são itens que podem afetar positiva ou negativamente a sua obra

produtividade de uma obra estrutural está totalmente relacionada com o bom gerenciamento do projeto e do canteiro de obras. Fazer com que sejam cumpridos os objetivos de gastos, prazo e qualidade, evitando problemas relacionados aos atrasos e aumento de custos, assim como administrar de forma eficiente toda a equipe e mão de obra, são fatores que podem influenciar diretamente na produtividade da sua obra.

A quantidade de trabalho realizado em um espaço de tempo, no caso, horas, é o que pode definir a produtividade da sua equipe, porém, o cálculo não é tão simples, o acesso aos materiais e equipamentos, o nível de complexidade das tarefas, intempéries e até mesmo o pagamento em dia podem afetar o desempenho.

arquiteto, engenheiro e até o mestre de obras devem estar alinhados e treinados adequadamente para contornar situações e aplicar as metodologias necessárias, além de lidar também com questões de relacionamentos pessoais. Para que seja obtido os resultados esperados, alguns fatores são determinantes.

 

Mantenha a equipe motivada

Ter um funcionário satisfeito com o seu dia a dia na obra é fundamental. Uma conversa simples antes do trabalho mantém a comunicação alinhada e evita que o funcionário tenha um possível retrabalho. Elogiar esforços ou algum serviço bem feito pode ser uma alternativa eficaz de motivação. Outra solução é treinar e capacitar a equipe para determinados serviços, isso faz com que eles se sintam valorizados.

 

Delegue as tarefas, mas não sobrecarregue uma mesma pessoa

Seja claro e objetivo na hora de delegar as tarefas de forma com que nenhuma atividade fique para trás. Muitas vezes os profissionais ficam esperando que o outro complete a tarefa e no final ninguém acaba fazendo, gerando, assim, atrasos desnecessários.

Tenha em mente que na obra cada pessoa tem habilidades e funções específicas, não sobrecarregue um profissional com tarefas que não são pertinentes ao cargo, isso acaba prejudicando o andamento da construção.

 

Tenha ferramentas, equipamentos e materiais que sejam produtivos

Ferramentas, equipamentos e materiais de construção podem aumentar ou diminuir a produtividade na obra, tudo depende da tecnologia disponível no seu projeto. Alguns materiais, como cimento ou argamassa que assentam ou secam mais rapidamente, diminuem o tempo da obra e aumentam a produtividade. Equipamentos modernos também diminuem gastos desnecessários com mão de obra.

 

Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado para a obra estrutural

Manter o canteiro de obras limpo e organizado facilita o trabalho dos funcionários que circulam pela construção evitando atrasos e perda de materiais.

 

Fique de olho nos prazos

Ter fornecedores de confiança e saber quanto tempo os insumos demoram para chegar até a obra estrutural, é fundamental para manter o cronograma em dia. Saber identificar uma possível necessidade de troca sem que atrase o andamento da obra faz parte de um bom gerenciamento.

Lembre-se que uma obra produtiva precisa que o material chegue antes do prazo e não depois.

Aplicar essas dicas pode otimizar a sua obra e evitar possíveis contratempos com mão de obra ou até mesmo fornecedores.

Fonte: http://www.mapadaobra.com.br