Arquivo diários:26 de julho de 2018

Cartão-postal de Praga, Dancing House agora abriga hotel de luxo.

Prédio arrojado, também conhecido como Fred and Ginger, tem 21 quartos e muito design.

O prédio conhecido como Ginger and Fred, em Praga, agora abriga um hotel – Petr David Josek / AP

RIO – Diariamente, o Dancing House, o arrojado prédio projetado por Frank Gehry e Vlado Milunic, em Praga, recebe a visita de uma multidão de turistas. Poucos talvez saibam que é possível dormir nesse cartão-postal. O edifício, também conhecido como Fred and Ginger, agora abriga um hotel de luxo.

O Dancing Hotel tem 21 quartos com vista para o Rio Moldava, para o Castelo de Praga e outros pontos do centro histórico da capital da República Tcheca. A decoração segue o design moderno de toda a construção, inaugurada em 1996 e cujo formato remete a um casal de bailarinos, como Ginger Rogers e Fred Astaire.

Ambos, aliás, batizam os melhores quartos do hotel. O Fred Deluxe Room (31 metros quadrados) e o Fred Royal Suite (65 metros quadrados) ficam na torre direita, de concreto, que simboliza o dançarino. Na torre esquerda, que representa a atriz, feita de vidro e aço, estão a Ginger Suite (47 metros quadrados) e a Ginger Royal Suite (70 metros quadrados).

POR DENTRO DO ‘HOTEL DANÇANTE’ DE PRAGA

Turistas tiram fotos no alto do Dancing House, que agora abriga um hotel de luxo com 21 quartos em Praga, o Dancing HotelFoto: Petr David Josek / AP

O topo da torre da direita, que representa Fred Astaire, com uma estrutura de metal, é uma das atrações do prédio, projetado, entre outros, por Frank GehryFoto: Petr David Josek / AP

Parte dos 21 quartos do Dancing Hotel tem vista para o Rio Moldava, o Castelo de Praga e outras atrações da capital da República TchecaFoto: Petr David Josek / AP

A arquitetura peculiar do prédio, formado por uma coluna de concreto e outra de vidro e aço, é um dos atrativos do hotel, em que cada quarto é único Foto: Petr David Josek / AP

Os dançarinos mais famosos de Hollywood, imortalizados em plena capital da República Tcheca em forma de edifício, também batizam um restaurante francês no topo do Dancing House. O Ginger and Fred Restaurant é independente do hotel e tem menu sofisticado e pratos inspirado na arquitetura desafiadora do edifício. Mas o carro-chefe é mesmo a vista panorâmica.

O Dancing Hotel tem diárias a partir de 152 euros. Mais informações em dancinghousehotel.com.

Fonte: https://oglobo.globo.com

Como o iglu pode proteger do frio extremo mesmo sendo feito de gelo?

 

Construir casas com gelo é uma estratégia tradicional em povos nômades inuítes do Pólo Norte. E, embora não se tenha registros de quando esse tipo de construção foi criado, ele surgiu para manter os esquimós longe do frio durante a noite. Mas, se a neve é gelada, como ela pode manter o ambiente aquecido?

O canal do Youtube It’s Okay To Be Smart contou como funcionam as técnicas construtivas do iglu. E, basicamente, tudo é explicado pelas leis da física. A sensação do frio é gerada ao se perder calor do corpo, o que pode acontecer por convecção, condução ou radiação. Essas três formas de propagação do calor são pensadas na construção do iglu, já que a neve consegue isolar o ar frio de passar pelas paredes.

Formato do iglu não chega a ser uma meia esfera perfeita, mas uma catenária. Foto: Reprodução/Pinterest

Ao contrário do que mostram os desenhos animados, os iglus não têm a forma de meia esfera, mas de uma catenária — espécie de arco que se afunila conforme chega ao topo —, distribuindo o peso dos tijolos de gelo de maneira mais estável.

Mas o principal segredo do iglu está no seu interior. Por dentro, ele é construído em dois níveis diferentes: um mais baixo na entrada e um superior ao fundo. O ar quente, emitido pelo próprio corpo, sobe e fica na parte superior, enquanto o ar frio externo circula na parte de baixo. Estima-se que, quando mesmo com um frio externo chegando a -45 °C, um iglu consegue manter a temperatura interna de -7 °C a 16 °C.

Com o calor, parte do gelo ainda derrete internamente, reforçando as arestas entre os tijolos de gelo e ajudando na retenção do calor.

Assista ao vídeo completo:

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br

por Aléxia Saraiva