Arquivo diários:31 de março de 2020

Covid-19: Governo garante contratações com recursos do FGTS em 2020

 

As contratações de habitação de interesse social, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), estão garantidas até o final do ano, a partir da Portaria 761/2020 do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A normativa regulamenta os desembolsos com recursos do Orçamento-Geral da União (OGU) para o exercício de 2020. Essa sinalização é essencial para a sobrevivência das empresas e vinha sendo pleiteada pela CBIC.  “O MDR está de parabéns pela rapidez na edição da portaria, competência e sensibilidade do ministro Rogerio Marinho”, afirma o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

“Era algo desejado pelo setor desde o final dezembro de 2019. Ela dá um pouco mais de tranquilidade a todos nós”, reforça o presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique Passos.

De acordo com a portaria, para as contratações de financiamentos com pessoas físicas realizadas a partir do ateste, pela autoridade competente, do esgotamento da disponibilidade orçamentária e financeira previstas Lei n. 13.978, de 17 de janeiro de 2020, para o aporte de recursos do OGU previsto no art. 2º, I da Lei nº 11.977/2009, a política de concessão de descontos em tais financiamentos será executada exclusivamente com os recursos de que trata a Resolução nº 955/2020, do Conselho Curador do FGTS, que reformula os orçamentos financeiro, operacional e econômico do FGTS para o exercício de 2020, e o orçamento plurianual de aplicação para o período 2021-2023.

Fonte: https://cbic.org.br/

Linha 2-Verde do Metrô será a maior do sistema com a chegada até a Penha

Nesta segunda-feira, 30 de março de 2020, o Via Trolebus divulgou informações de uma das construtoras que o prazo de finalização por parte da construtora é de 6,5 anos, após os inícios dos trabalhos de expansão da Linha 2-Verde, da Vila Prudente até a Penha.

Seguindo na repercussão, a publicação lembra de um fato interessante: Quando a expansão para a Penha estiver concluída, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações, e será a linha maior do sistema, deixando para trás a Linha 3-Vermelha, que liga Itaquera até a Barra Funda, que conta com 22 km.

Túnel de via dupla

A empresa da conta de que uma máquina de perfuração de túnel EPB (Earth Pressure Shields) deve ser utilizada, com um diâmetro de escavação de 11,65m, para um túnel de via dupla. Na seção de estações, a estação subterrânea de Vila Formosa começará com um grande poço circular de quarenta e quatro metros de diâmetro e quarenta e três de profundidade.

Após a escavação, o maquinário deverá ser montando e seguir com os trabalhos rumo a Penha.

Prazos

A previsão é que a expansão até Penha seja concluída em 2026, conectando o ramal à Linha 3-Vermelha. Os trabalhos vão envolver a construção de mais 8,3 km e oito novas estações.

Serão investidos R$ 6 bilhões em recursos exclusivos do Estado para a elaboração dos projetos, desapropriações e execução das obras civis deste trecho.

Fonte: https://viatrolebus.com.br/