Vila Madalena vira atração turística e vê imóveis novos crescerem 300% após a Copa-2014.

Bares só vão poder exibir jogos do lado de dentro para evitar aglomerações nas ruas.

A Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, se transformou com a experiência de festas, baladas e confusão promovidas na última Copa do Mundo, em 2014. O bairro virou atração para turistas estrangeiros, o número de apartamentos novos aumentou 300% e os moradores lutam para evitar a bagunça.

Para evitar as confusões vistas quatro anos atrás, os bares só poderão transmitir os jogos do lado de dentro, nada do lado de fora.

Ilustração no Beco do Batman, na Vila Madalena (Foto: TV Globo/Reprodução)

Marina Moretti, dona de um hostel, diz que o bairro ficou famoso entre os estrangeiros. “Com a Copa, a Vila Madalena virou um ponto turístico, as pessoas querem vir pra cá, querem se hospedar aqui, querem conhecer os grafites do Beco do Batman.”

Vila Madalena ganhou fama mundial após a Copa de 2014 (Foto: TV Globo/Reprodução)

“Está sendo bem legal, essa lembrança não só de hóspedes, mas de pessoas que vieram aqui assistir ao jogo voltando a nos procurar, não para se hospedar, mas para assistir aqui de novo como se a Copa fosse no Brasil”, disse Pedro Moretti.

De 2014 para cá, o hostel dobrou de tamanho.

A Vila Madalena não voltou ao que era antes do mundial, e isso vale para o bem e para o mal.

“As pessoas aglomeravam, as calçadas, as ruas, carro não conseguia passar, você não conseguia trabalhar direito, clientes não conseguiam chegar e começaram a mudar depois, mudar de lugar e assim foi com todos os outros eventos”, diz Alberto Altman, dono de um bar.

Número de apartamentos novos aumentou mais de 300% na Vila Madalena (Foto: TV Globo/Reprodução)

O Alberto tem três bares num dos pontos mais movimentados da Vila Madalena. Ele conta que nem para os comerciantes é bom que o bairro fique tão lotado. Mas, que vazio demais também é ruim. Nos carnavais pós-copa, por exemplo, a prefeitura criou regras, limitou horários e a passagem de blocos.

Se foi complicado para os comerciantes, imagina para os moradores. De 2014 pra cá, o número de apartamentos novos na Vila Madalena aumentou 300%.

O Beco do Batman ficou ainda mais movimentado depois da Copa. Muitos turistas vão ao local para tirar fotos dos grafites nos muros do beco. Mas isso incomoda muitos moradores. “Você acorda com gente gritando, tirando fotos porque o povo não sabe conversar, acaba gritando.” A associação de moradores promove reuniões para deixar a Vila Madalena pós-Copa um lugar melhor para todo mundo.

Torcedores argentinos comemoram a classificação para a final da Copa de 2014, no cruzamento das ruas Aspicuelta com Morato Coelho na Vila Madalena em São Paulo (Foto: Alice Vergueiro/ Estadão Conteúdo)

Fonte: https://g1.globo.com

Por Philippe Guedes, SP1, São Paulo