6 Apartamentos de 30 m² com ótimas ideias de decoração


Dicas para aproveitar a pouca metragem do imóvel, integrando ou não os ambientes

Cabe uma vida inteira em 30 metros quadrados. Duvida? Trazemos a seguir 6 projetos que aproveitam com sabedoria a pouca metragem e dão algumas ideias de decoração, seja você um fã de ambientes integrados ou do mínimo de privacidade. Para conferir mais detalhes de cada projeto, basta clicar no título ou na foto.

1. PRIVACIDADE COM COBOGÓ

Um apartamento pequeno que fosse aconchegante e se destacasse dos demais – essa foi a demanda para este imóvel de apenas 27 m² no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. As profissionais do escritório TRIA Arquitetura utilizaram o cobogó para garantir a entrada de luz natural no imóvel, dando certa privacidade ao quarto, mas sem fechar completamente o ambiente.

projeto-tria-arquitetura-apartamento-studio (Foto: Alessandro Guimarães / Divulgação)

SALA E QUARTO | Mesa de centro da Oppa. Tapete da Tok & Stok. Base da cama que se estende como banco, de madeira freijó. Futon da Leroy Merlin. Ao fundo, atrás da cama, persianas da Dekora escondem a parede de vidro do banheiro
(Foto Alessandro Guimarães / Divulgação)

2. MÚLTIPLAS FUNÇÕES

Destinado para aluguel, este apê estúdio de 30 m², projetado por Leandro Neves, é inteiramente conectado. Isso significa que pode-se ver a luz do janelão, ao lado da cama, transbordar pela cozinha e banhar a sala no meio do caminho. Cores sóbrias dominam a construção e o destaque fica por conta das texturas. O aparador tem múltiplas funções, servindo de banco para a mesa, tendo gavetas para armazenamento de objetos e se estendendo até a estante ganhando ares de rack.

Os 30 m² são iluminados pelo janelão ao lado da cama. A luz transborda dali e chega até a cozinha em prisma (Foto: Divulgação)

Os 30 m² são iluminados pelo janelão ao lado da cama. A luz transborda dali e chega até a cozinha em prisma (Foto: Divulgação)

3. ESPAÇO 3 EM 1

Como parte de um projeto que visa mostrar como o design pode aproveitar ao máximo um espaço pequeno, o arquiteto canadense Graham Hill montou um apartamento de 33 m² que “funciona como se tivesse o dobro do tamanho”. O mesmo espaço que serve como living ou sala de jantar também se transforma em um quarto. A cama desce de um armazenamento na parede, enquanto portas dos dois lados podem ser abertas para revelar criados-mudos.

Apartamento LifeEdited2 (Foto: Divulgação)

Os assentos podem ser direcionados à televisão, formando uma sala de TV, ou então reorganizados ao redor da mesa, para formar um espaço de jantar. A mesa de madeira pode se extender e acolher até 10 pessoas
(Foto: Divulgação)

4. MÓVEIS COMO DIVISÓRIAS

Quando escolheu viver em um apartamento de apenas 33 m², o jovem morador buscava funcionalidade em cada espaço, para isso, procurou o escritório Sesso & Dalanezi. A grande aposta dos profissionais foi no uso da marcenaria para delimitar os espaços da sala, cozinha e quarto, e aproveitar cada cantinho do apartamento. O estúdio tem ainda uma varanda, que foi pensada para receber os amigos com mesa de jantar e sofá.

projeto-sesso-dalanezi (Foto: Mariana Orsi/Divulgação)

AMBIENTE ÚNICO | O apartamento é composto por um espaço integrado. Ao fundo, varanda foi pensada para receber os amigos. Cortina da Sol & Art (Foto Mariana Orsi/Divulgação) (Foto: Mariana Orsi/Divulgação)

5. MARCENARIA PLANEJADA

Transformar 30 m² em uma casa completa exigiu planejamento por parte da arquiteta Ana Cecília Toscano e da designer de interiores Flávia Lauzana. Sala de estar, quarto, cozinha e banheiro foram todos encaixados na planta, com circulação livre e confortável. Onde há espaço, existe um armário: gavetões sob a cama guardam o enxoval, e um alçapão ainda armazena um colchão extra.

A cozinha é pequena, mas completa. Cooktop, forno e microondas dividem espaço com as prateleiras suspensas e seu vitrô móvel. Na parte de baixo, um armário guarda os utensílios do dia a dia  (Foto: Evelyn Müller/Divulgação )

A cozinha é pequena, mas completa. Cooktop, forno e microondas dividem espaço com as prateleiras suspensas e seu vitrô móvel. Na parte de baixo, um armário guarda os utensílios do dia a dia (Foto: Evelyn Müller/Divulgação )

6. ESPELHOS POR TODO LADO

Neste apartamento de 30 m² em Santo Amaro, São Paulo, a primeira decisão foi demolir a parede que separava o quarto e a sala, tornando o dormitório e a área social integrados. O sofá-cama posicionado em frente à cama permite receber amigos e familiares e o espaço extra da cama tipo baú ajuda a organizar o espaço do dormitório. Para trazer a sensação de amplitude, o armário e a parede ao lado da cama foi toda revestida com espelhos.

A cama, com almofadas da Codex, tem cabeceira da Crezildo Couros (Foto:  Mariana Orsi/Divulgação)

A cama, com almofadas da Codex, tem cabeceira da Crezildo Couros
(Foto: Mariana Orsi/Divulgação)

Fonte: revistacasaejardim.globo.com