Em época de coronavírus, pessoas procuram fazer horta caseira

Como é preciso reduzir as saídas de casa em tempos de pandemia mundial do novo coronavírus, os brasileiros arrumam várias atividades para passar o tempo. Uma delas é cultivar hortas em pequenos espaços, inclusive, em apartamentos. Quem sabe a inciativa pode até diminuir as idas ao mercado.

O repórter cinematográfico, Danilton Portela, é uma dessas pessoas. Ele é apaixonado por trabalhos manuais, cozinhar e está de férias. Então, construiu agora na quarentena uma mini-horta dentro do seu apartamento. No corredor mesmo, onde bate sol.  

É possível aprender também como se faz uma horta em pequenos espaços com a Embrapa-Hortaliças. Agora, durante a pandemia de Covid-19, a instituição vai oferecer cursos on-line de forma periódica. A última turma foi fechada com oito mil inscritos. As próximas inscrições serão em 2 de maio. O diretor da empresa, Warley Nascimento, detalha como é o curso.

Você pode começar sua pequena horta com itens bem simples, como pequenos vasos, pneus, canos ou até em garrafas pets. O primeiro passo é preparar o solo com terra, adubo orgânico e químico e calcário. Depois escolha as sementes que serão plantadas. As mais recomendadas para pequenos espaços são:  coentro, cebolinha, salsinha, alface e manjerição. Mas dá para plantar até pimentão e tomate.

Se você se animou em cultivar suas próprias hortaliças pode ter uma ajudinha no site da Embrapa Hortaliças.

Fonte: https://planetaosasco.com/