Primeira floresta vertical do mundo é inaugurada em Milão, na Itália.

bosco 1

Bosco Verticale, de Stefano Boeri, tem 10 mil m² de área verde com 900 árvores, cinco mil arbustos e 11 mil mudas na fachada.

Foram concluídas recentemente em Milão, na Itália, as obras de construção da primeira floresta vertical do mundo, projetada pelo escritório de Stefano Boeri.

bosco 2O empreendimento residencial, batizado de Bosco Verticale, é composto por duas torres, de 112 e 80 metros de altura, e abriga jardins nas varandas com 900 árvores de médio porte, cinco mil arbustos e 11 mil mudas.

Segundo os arquitetos, a área verde dos prédios representaria, numa área plana, cerca de 10 mil m² de floresta. Utilizando placas de vidro para otimizar o uso de iluminação natural, a fachada dos edifícios tem varandas proeminentes desuniformes que criam pequenos jardins individuais.

bosco 3O microclima criado pelo projeto, que tem 40 mil m² de área construída, ajudará na produção de umidade, dando frescor aos apartamentos, e na absorção de gás carbônico. As torres abrigarão ainda sistema de geração de energia eólica, por meio de placas fotovoltaicas, e de reuso de água para irrigar a vegetação.

O empreendimento custou 65 milhões de euros. Dos 113 apartamentos, cujo valor médio do metro quadrado equivale a R$ 24 mil, foram vendidos 60%. O projeto propõe que, além dos moradores, as torres abriguem insetos inofensivos, como joaninhas, e aves de várias espécies.
O Bosco Verticale foi eleito vencedor do International Highrise Award, considerado um dos mais importantes prêmios da arquitetura. Concorrendo com outros 800 arranha-céus de 17 países, o projeto foi reconhecido na premiação como o prédio do ano pelo Museu de Arquitetura de Frankfurt, na Alemanha.

Fonte: http://au.pini.com.br

Kelly Amorim, do Portal PINIweb