Bosco Verticale, de Stefano Boeri, tem 10 mil m² de área verde com 900 árvores, cinco mil arbustos e 11 mil mudas na fachada.
Foram concluídas recentemente em Milão, na Itália, as obras de construção da primeira floresta vertical do mundo, projetada pelo escritório de Stefano Boeri.
O empreendimento residencial, batizado de Bosco Verticale, é composto por duas torres, de 112 e 80 metros de altura, e abriga jardins nas varandas com 900 árvores de médio porte, cinco mil arbustos e 11 mil mudas.
Segundo os arquitetos, a área verde dos prédios representaria, numa área plana, cerca de 10 mil m² de floresta. Utilizando placas de vidro para otimizar o uso de iluminação natural, a fachada dos edifícios tem varandas proeminentes desuniformes que criam pequenos jardins individuais.
O microclima criado pelo projeto, que tem 40 mil m² de área construída, ajudará na produção de umidade, dando frescor aos apartamentos, e na absorção de gás carbônico. As torres abrigarão ainda sistema de geração de energia eólica, por meio de placas fotovoltaicas, e de reuso de água para irrigar a vegetação.
O empreendimento custou 65 milhões de euros. Dos 113 apartamentos, cujo valor médio do metro quadrado equivale a R$ 24 mil, foram vendidos 60%. O projeto propõe que, além dos moradores, as torres abriguem insetos inofensivos, como joaninhas, e aves de várias espécies.
O Bosco Verticale foi eleito vencedor do International Highrise Award, considerado um dos mais importantes prêmios da arquitetura. Concorrendo com outros 800 arranha-céus de 17 países, o projeto foi reconhecido na premiação como o prédio do ano pelo Museu de Arquitetura de Frankfurt, na Alemanha.
Fonte: http://au.pini.com.br
Kelly Amorim, do Portal PINIweb